Buscar

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Labanca suspende jogos do Campeonato Pau-Brasil

O Campeonato Pau Brasil de Futebol de Campo de São Lourenço da Mata, que estava em curso cumprindo o seu cronograma, foi suspenso por determinação do prefeito Ettore Labanca, após o ocorrido na partida entre o Misto x Cruzeiro, realizada no último domingo (6). O time do Misto, que vencia o Cruzeiro por 2 x 1, invadiu o campo após o árbitro da partida marcar pênalti a favor do Cruzeiro que jogava pelo empate. Confusão armada, a Polícia Militar foi acionada, mas tamanha a confusão, não conseguiu garantir a segurança necessária para que o jogo continuasse.
E mais, a equipe do Misto, que disputava uma vaga para a fase do mata a mata, foi punida sendo eliminada do campeonato, uma vez que cabe a cada time a organização de sua torcida e segurança do evento. O Cruzeiro segue na disputa.
Em reunião realizada na manhã da última quarta-feira (9), na Secretaria de Cultura e Esportes do Município, os organizadores do evento tentaram amenizar os problemas e garantiram que o campeonato voltará em março com mais segurança e novas regras. “Ficou acertado com o prefeito que essa pausa serviria para nós criarmos idéias e soluções para que a disputa termine com tranqüilidade”, justificou o secretário de Cultura, Esportes e Juventude, Adalberto Epaminondas.
O diretor de esportes, Celso Luiz, lembra que o campeonato tomou proporções maiores do que era esperado. “O público presente nos jogos esta sendo maior que a final do campeonato de 2009, quando deu 5 mil torcedores. Além disso, quando vai chegando ao fim dos campeonatos é normal que os ânimos fiquem mais acirrados, mas não podemos deixar que a segurança da população seja fragilizada”, disse ele.
Uma estratégia já encontrada pela prefeitura para melhorar o desenrolar do campeonato foi uma capacitação que será oferecida aos árbitros e delegados esportivos atuantes no Pau Brasil. A qualificação será possível graças a uma verba conseguida pelo município através da Lei Pelé do Governo Federal, que estimula a prática esportiva, apóia a profissionalização dos atletas e fiscaliza competições.
Ficou acertado ainda que a capacitação irá acontecer antes da volta do campeonato, que deve recomeçar no domingo, 13 de março. Um dia antes, dia 12, será feito o sorteio para saber quais times se enfrentam na fase decisiva. Os jogos com oito equipes de enfrentando, depois quatro, até as semifinais e a grande final. Ainda não se sabe o horário e local das partidas.
Presente na reunião, o representante do 20º Batalhão da Polícia Militar, o comandante Petrônio, disse que a maior dificuldade da PM em garantir que desordens desse tipo aconteçam durante as partidas do Campeonato Pau Brasil é que o evento choca com a realização dos grandes jogos do Campeonato Pernambucano em Recife.
“Quando tem um clássico na capital como o de domingo (6) entre Santa x Sport, nossa equipe sempre é acionada para trabalhar nos corredores que dão acesso, como o Terminal Integrado de Camaragibe”. Ele disse que foi bem acertada a decisão do campeonato só voltar após o carnaval. “Porque aí não teremos mais shows e blocos em Camaragibe, podendo colocar guardas em pontos bases e apoio de homens a pé”, garantiu o comandante, que ainda fez um apelo. “A população tem que se conscientizar que ela é o nosso grande parceiro, que deixe o jogo acontecer sem precisar da polícia”.
Também estiveram presentes na reunião o secretário de Governo, Maciel Rogério, o comandante da Guarda Municipal de Trânsito da cidade, João Santana, e o representante da arbitragem, Hilário Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário