Buscar

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

São Lourenço da Mata completa 102 anos de municipalização

Nesta segunda-feira (10), o município de São Lourenço da Mata completa 102 anos de municipalização política, em 10 de janeiro de 1909 começou a história política do município.

Depois da derrubada da mata para a venda da madeira, os portugueses introduziram também ali a cultura da cana-de-açúcar e surgiram então os primeiros engenhos. Até hoje, a principal atividade econômica de São Lourenço da Mata é a agroindústria canavieira.
O Distrito, sob a denominação de São Lourenço da Mata, foi criado por alvará de 13 de outubro de 1775, e era subordinado ao Município de Recife. Foi elevado à categoria de Vila, também sob a denominação de São Lourenço da Mata, pela lei provincial nº 1.805, de 13 de junho de 1884, sendo instalada a 10 de janeiro de 1890. A Vila foi elevada à condição de cidade e sede municipal pela lei estadual nº 991, de 01 de julho de 1909. A 12 de dezembro de 1938, através de decreto-lei estadual nº 235, o município passou a denominar-se São Lourenço. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31 de dezembro de 1943, o município de São Lourenço voltou a denominar-se São Lourenço da Mata.

O município tem uma grande potencialidade turística ainda a ser explorada.

fonte: Blog do Mario

A história de São Lourenço é cheia de riquezas históricas a região onde atualmente fica o município de São Lourenço da Mata era coberta por extensa floresta (de Mata Atlântica) e habitada por índios Tupinambás que ofereceram grande resistência à colonização portuguesa em Pernambuco. Em 1554, os indígenas acabaram derrotados pelos colonizadores que passaram a explorar a região rica em madeira, sobretudo em pau-brasil. Marcar o domínio do território, os invasores mandaram erguer uma capela (sob a invocação de São Lourenço) no alto de uma colina, onde hoje fica a igreja matriz da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário